Modos de divulgação
Online
– Disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia, através da utilização de uma rede informática local ou de um conjunto de redes.
Offline
– É efectuada através de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Os suportes mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
Multimédia Linear:
- O utilizador não tem qualquer tipo de controlo no desenrolar do processo.
- Exemplo: Televisão tradicional
Multimédia Não-linear: - É a passagem de conteúdos multimédia em que o utilizador interage com o desenrolar da acção.
- Exemplo: Televisão digital
Produtos multimédia baseados em páginas
- Desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional do tipo espacial.
- Exemplos: revistas, livros, jornais.
- Em produtos multimédia, os utilizadores podem consultar as suas páginas utilizando as hiperligações existentes entre elas.
- Exemplo de ferramentas para produção:
– Texto – Microsoft Word;
– Gráficos vectoriais – Macromedia Freehand;
– Imagens bitmap – Adobe Photoshop.
Produtos multimédia baseados no tempo
- Desenvolvidos segundo uma estrutura organizacional assente no tempo.
- Exemplos: filmes, animação.
Exemplo de ferramentas para produção:
– Áudio digital – Audacity
– Animação – Macromedia Flash;
– Vídeo – Microsoft Windows Movie Maker
Fonte:
http://www.dcc.fc.up.pt/~sssousa/ensino/0910/API/Multimedia.pdf
Modos de Divulgação
Publicada por
Joana
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
0 comentários:
Enviar um comentário